Projetos de facoppianos são apresentados primeiro dia do evento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

19/10/2020 às 14:00
Daniel Alvarez

Primeira reunião do Enepe aconteceu na manhã dessa segunda-feira (19/10) e contou com a apresentação de quatro projetos desenvolvidos com a participação de facoppianos (Foto: Captura de Tela)

Com início na manhã dessa segunda-feira (19/10), a primeira reunião do XXV Enepe (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão) contou com sete apresentações de trabalhos nas comunicações orais. Dentre as exposições, realizadas pela primeira vez de forma totalmente online por meio da plataforma Google Meet, quatro tiveram a participação de professores, alunos ou egressos da Facopp.

Matheus Honório e Ana Carolina Nezi, ex-facoppianos, juntamente aos docentes Luiz Carlos Dale Vedove e Thaisa Sallum Bacco, apresentaram o AURORA: UM NOVO OLHAR SOBRE O DEBATE PÚBLICO, projeto de extensão entre os cursos da Facopp e da pós-graduação em Cinema e Produção Audiovisual.

Durante a exposição, os jornalistas puderam mostrar aos ouvintes os processos de pré-produção, produção e pós-produção do videodocumentário autobiográfico de Walleria Suri. Para Ana, a apresentação no Enepe permite expandir a repercussão do trabalho. “É legal poder expor e compartilhar as experiências que temos com esses projetos, porque eles sempre nos proporcionam absorção de algo além do conteúdo. Além da experiência trocada com pessoas que não são da nossa área de pesquisa.”

Os graduandos do 8º termo de Jornalismo, Jennifer Figueiredo, João Victor Coutinho, Luan Buzzo e Pedro Silva, sob a orientação dos docentes Fabiana Aline Alves e Luiz Carlos Dale Vedove, também marcaram presença no evento com a apresentação do trabalho CLUBE DE CINEMA DA FAFI: AS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS NA DIVULGAÇÃO DE PROJEÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E AÇÕES CULTURAIS EM PRESIDENTE PRUDENTE.

Na sequência, o trabalho ELAS QUE LUTAM: WEBSÉRIE DOCUMENTAL SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA MULHER EM PRESIDENTE PRUDENTE (SP) foi apresentado por Ariane Balbino, Beatriz Monteiro, Bruna Bonfim, Helen Gallis, Isabela Souza e Milena Bispo, discentes do 8º termo de Jornalismo, sob orientação do professor Roberto Mancuzo.

Segundo Mancuzo, a apresentação do projeto no Enepe possibilitou para as integrantes a oportunidade de criar uma narrativa que mostra a importância do trabalho delas. Além disso, fez com que o evento se transformasse em um canal para que a mensagem da violência contra a mulher chegue para mais pessoas.

O orientador relembra que sua missão é de preparar e permitir que as discentes pensem e analisem para firmar uma crítica necessária. “É um papel de mediador mesmo, mas ressalto que mais importante ainda é o desenvolvimento crítico de todas e a competência técnica e discursiva de transmitirem uma boa mensagem”, afirma.

Por fim, para fechar a primeira manhã de apresentações, Thálita Agante Fernandes, egressa do curso de Publicidade e Propaganda da Facopp, sob a supervisão da professora Mariangela Barbosa Fazano Amendola, expôs o trabalho O MITO DA MARCA NO ENREDO CINEMATOGRÁFICO: ANÁLISE SOBRE AS INSERÇÕES DA NIKE NO FILME HOMEM-ARANHA.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.