Truques de Photoshop surpreende alunos do ensino médio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

12/09/2019 às 13:48
Ramon Diniz

Oficina aborda temas mais leves, como a produção de memes, para atrair os estudantes (Foto: Marlene Reverte)

Em uma semana extremamente agitada, curiosidade é a palavra que define os sentimentos encontrados por quem passa pela Facopp. Com a Feira de Profissões da Unoeste acontecendo até amanhã (13/09), a universidade recebe estudantes do ensino fundamental e médio de diversos colégios da região, com o objetivo de apresentar os cursos disponíveis e auxiliar os jovens na escolha de sua futura vida profissional. Neste ano, a Facopp preparou três oficinas diferentes para atrair os alunos, sendo Truques do Photoshop uma delas, voltada para quem se interessa pelas graduações de Publicidade e Propaganda ou Fotografia.

O workshop, ministrado no Laboratório de Mac da Facopp, possui como monitores os discentes Vitor Gardenal, Fabiana Coutinho e Higor de Lima. Eles passam aos estudantes alguns comandos básicos para manipulação de imagens no Photoshop. De acordo com Vitor, o principal desafio encontrado na elaboração da oficina foi justamente como ela seria aplicada aos visitantes. “Durante o processo de composição, buscamos adicionar recursos que fossem fáceis, básicos e totalmente engajadores. Procuramos fazer com que a experiência fosse divertida, longe de algo maçante”, conta.

A breve aula, levada com muita descontração, inicia-se com uma apresentação do programa usado, sendo prosseguida pela descrição de termos técnicos, tais como vetor e pixel. Dentre as atividades realizadas pelos estudantes estão: retirar espinhas do rosto da Angelina Jolie, criar memes e transpor o rosto do Mr. Bean no do Neymar. Vitor explica que as atividades buscam estimular a criatividade dos visitantes, um conceito muito importante na área de Publicidade.

Sobre os demais objetivos do workshop, o monitor comenta: “Queremos mostrar que a edição não é somente uma foto modificada, mas sim uma ferramenta de transmissão de conteúdo. Nosso objetivo é passar essa ideia de que tudo tem um propósito, além de despertar o interesse neles em fazer parte da Facopp”.

EXPERIÊNCIAS

Com mais conteúdo na bagagem, os visitantes se mostram empolgados com toda a estrutura oferecida pela universidade. Felipe César, de 16 anos, é estudante da ETEC Profº Adolpho Arruda Mello e conta que ficou encantado com o que vivenciou na oficina. “Tenho certeza que vou utilizar os conhecimentos que aprendi aqui em minha vida acadêmica. É uma sensação muito boa, de acolhimento. Fora a estrutura que é sensacional”.

Emanuelly Ferreira, de 17 anos, veio com sua turma da E.E. Francisco Pessoa, e ficou surpresa com a experiência de usar o Photoshop pela primeira vez. “Nunca imaginei que fosse ser tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil. Agora vou aplicar tudo nas minhas fotos e ficar mais bonita”, brinca a estudante. Além do Truques do Photoshop, estão sendo realizadas também as oficinas Youtube: dê um like na produção e Oficina de Selfies, que ocorrem até o dia 13 de setembro, em dois períodos distintos nos laboratórios da Facopp: na manhã, das 10h às 11h e à tarde, das 15h às 16h.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.