Webjornalismo: grupos desenvolvem três produtos para a área

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

09/12/2019 às 08:45
Helena Pellim, especial para o Portal Facopp

Alunos reformularam o site da diocese de Presidente Prudente como projeto prático de TCC (Foto: Roberto Mancuzo); grupo de estudantes reformula Revista Prisma da Facopp (Foto: Marlene Reverte) e graduandos criam aplicativo colaborativo de notícias (Foto: Isadora Crivelli)

Na última matéria da série especial sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelas turmas de 8º termo do curso de Jornalismo, o Portal Facopp explora a história de três grupos que utilizaram o webjornalismo como peça de estudo e desenvolveram materiais práticos para diferentes plataformas.

ESTÍMULO À COLABORAÇÃO

Um aplicativo colaborativo de notícias para alunos, professores, funcionários e ex-alunos da Facopp. Essa foi a ideia apresentada pela professora Carolina Costa Mancuzo aos alunos que viriam a desenvolver esse projeto, cuja orientação ficou sob sua responsabilidade.

Foi então que os estudantes Jaqueline Piva, João Vitor Martins, Mariane Pracânica, Melyssa Santos e Wellington Camuci começaram a desenvolver o projeto do Colabora! com orientação de Carol.

Os alunos já queriam trabalhar com o jornalismo online, então com a decisão da peça prática eles passaram para a etapa de produção do projeto teórico. Assim, puderam compreender quais seriam as metodologias utilizadas para a realização da prática futuramente.

Em seguida eles começaram a trabalhar com o desenvolvimento do aplicativo, mas a notícia de que ele não ficaria pronto a tempo da banca de defesa fez com o grupo mudasse de planos. O Colabora! se adaptou e foi parar no Instagram.

Lá os estudantes postam todo o conteúdo jornalístico divulgado a eles pelos alunos e professores da Facopp por meio do WhatsApp. O conteúdo é apurado por um dos membros do grupo e em seguida ia para o perfil do grupo e para o Portal Facopp, onde recebia o selo de colaboração.

O objetivo do TCC é introduzir essa cultura colaborativa entre todos aqueles que frequentam a Facopp para que todos os dias novas histórias possam ser contadas.

Devido ao atraso no processo de desenvolvimento o aplicativo ainda não tem uma data prevista para o lançamento oficial. Mas assim que ele ocorrer, os alunos poderão fazer o download direto pela Play Store e pela App Store.

ATUALIZAÇÃO DA REVISTA PRISMA

Os alunos Larissa Rodrigues Biassoti e Lucas Dantas Diamante já queriam trabalhar com webjornalismo na produção do Trabalho de Conclusão de Curso. A certeza veio com a produção de uma reportagem multimídia durante o 6º termo do curso de Jornalismo.

A matéria que continha texto, áudio, vídeo, galeria de fotos e infográfico seria publicada na revista online Prisma, produto da Facopp. Foi aí que eles notaram uma necessidade de adaptação do veículo, que já não comportava mais as necessidades dos alunos.

Foi então que os alunos Juliane Rígolo e Marcelo Augusto Abujamra se juntaram a eles na tarefa de reformulação da revista.

Sob orientação da professora Fabiana Alves, o grupo então começou um longo estudo teórico em busca de conteúdos que os ajudassem nessa empreitada. Nessa fase eles também realizaram cruzamento de dados entre quatro diferentes revistas digitais para conhecerem ainda mais suas características.

O vasto conhecimento adquirido nas pesquisas não evitou que o grupo enfrentasse problemas durante o desenvolvimento da peça prática.

A plataforma criada para comportar a revista não supria todas as necessidades e o grupo precisou encontrar um novo profissional para desenvolvê-la, o que gerou atrasos. Eles também sofreram com problemas de organização que prejudicaram o andamento do projeto.

Mas agora, a poucos dias de defender o trabalho publicamente e com o conteúdo prático finalizado, Larissa reflete como positivos todos os avanços feitos pelo grupo durante seu desenvolvimento. “Queremos mostrar que o jornalismo deve estar sempre atualizado em relação as novas tecnologias e a sua usabilidade que permite espaço para o desenvolvimento de grandes reportagens”, finaliza ela.

O lançamento oficial da revista Prisma vai ocorrer logo após a banca de defesa. Os alunos vão poder conferir o resultado diretamente pelo site da revista, que logo vai ser divulgado pelo grupo.

CONTEÚDO ORGANIZACIONAL PARA A IGREJA

Os alunos Evandro Brandi Marques, Luana Carla Mariano e Rodrigo Moraes sempre foram muito ligados a sua religião e a igreja que frequentam. Foi daí que surgiu a ideia de produzir conteúdos para o site da diocese de Presidente Prudente.

O órgão é responsável por cerca de 55 paróquias na região, por isso armazena muitas informações. O objetivo do grupo era disseminar as informações relevantes entre a comunidade e levar evangelização até eles por meio delas.

Os professores Roberto Mancuzo e Thaisa Bacco foram responsáveis por orientar o grupo na empreitada que envolveu a produção de material teórico e prático simultaneamente.

Durante os estudos os alunos buscaram se aprofundar nos conteúdos de jornalismo organizacional, comunicação e religião e comunicação para diocese. A prática envolveu visitas a todas as paróquias, o desenvolvimento de matérias jornalísticas e fotos.

Para Luana, o momento mais marcante foi a cobertura realizada durante a missa de uma capela que estava se tornando paróquia. “Foi um marco muito importante para eles e eu precisava prestar atenção em todos os detalhes, foi uma missa muito rica”, conta ao se lembrar que naquela noite não dormiu para poder escrever a matéria, que enviou para a correção dos orientadores e de um padre para ter certeza de que havia registrado corretamente todos os detalhes da celebração.

O site já está disponível para acesso desde o dia 31 de agosto de 2019 e o lançamento oficial aconteceu no Auditório da Catedral São Sebastião.

A plataforma é totalmente dedicada aos fiéis e nela eles podem encontrar notícias, informações sobre a agenda de atividades e até mesmo sugerir pautas.

BANCAS DE DEFESA

Os alunos do trabalho intitulado “Webjornalismo: reflexão sobre as mudanças das revistas digitais” se apresentam no dia 10 de dezembro às 19h.

O grupo responsável pelo projeto “Colabora! o cidadão como produtor de conteúdo multimídia” deve apresentar os resultados no mesmo dia, porém a partir das 21h.

Por fim, os estudantes envolvidos com o trabalho de título “Planejamento e produção de conteúdo jornalístico organizacional para o site da diocese de Presidente Prudente” irão realizar a defesa do mesmo no dia 11 de dezembro às 9h30.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Portal FACOPP | Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente | © 2019 Todos os direitos reservados.