Alunos discutem como empreender na comunicação com Cristiane Cabral e Bill Paschoalotto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant´ Anna Silva
13/05/2022 às 10h

Alguns alunos que participaram da equipe de organização da mesa-redonda com os convidados e a professora – Foto: Pablo Henrique

Você sabe como empreender na comunicação? Um dos primeiros passos muito importantes para isso é identificar o nicho, ou seja, saber para qual público específico o seu produto/conteúdo será voltado. Esse foi o tema da 4º mesa-redonda da disciplina Comunicação em Prática: Empreender na comunicação: como identificar nichos, que aconteceu na última quarta-feira (4/05) às 19h no Auditório Jacarandá, organizada pelas turmas do 1º e 2º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.

Tudo é planejado pelos alunos com a supervisão da professora Giselle Tomé, que também contribui na escolha dos temas e convidados. Desta vez, acredita que a temática traz uma reflexão sobre o momento atual da comunicação, fazendo com que o aluno enxergue possibilidades de investir seu talento e desperte uma cultura empreendedora.

A publicitária, especialista em Marketing de Performance e atualmente proprietária de uma empresa de marketing estratégico, Cristiane Cabral e Bill Paschoalotto, empreendedor e assessor de comunicação da Prefeitura de Presidente Prudente, foram os convidados para este bate-papo. Ambos defendem que estar por dentro de cada avanço e mudança na área da comunicação, bem como de ferramentas da tecnologia que contribuem para isso, é muito importante para que seu empreendimento dê resultados e cresça ao longo do tempo.

Cristiane fala sobre a necessidade de procurar um diferencial no mercado de trabalho e ressalta que empreender é aprender um pouco mais todos os dias. “É necessário cada vez mais se profissionalizar, com o conhecimento que adquirimos na faculdade, mas também fora”. Escolher um nicho ajuda o empreendedor a se comunicar melhor com o seu público. “Quando você tem o nicho tem também uma linguagem definida, você sabe com quem está se comunicando, o tipo de linguagem, onde ele está e quais são os canais”, explica a especialista.

Bill, que foi produtor e repórter dos telejornais da TV Fronteira por sete anos, aconselha que para encontrar esse público específico o profissional deve focar naquilo que gosta e tem propriedade, ninguém é bom em tudo, então se dedicar em uma área de cada vez é o mais certo a se fazer. De acordo com o jornalista, o empreendedorismo na comunicação é o futuro e no Brasil está caminhando e desenvolvendo-se cada vez mais por conta das redes sociais. “A pandemia ensinou para as pessoas que quando se tem um celular na mão, é possível atender pessoas no mundo todo da sua própria casa. Então, você minimiza os custos e consegue ter sucesso naquilo que começa a fazer”.

Para os convidados a discussão foi muito pertinente, considerando que agora os alunos tem um parâmetro do que se trata o assunto e podem abrir caminhos e serem disseminadores da informação.

Cristiane Cabral
Bill Paschoalotto

As alunas Ester Padilha e Hellen Caroline Lopes do 1º termo de Publicidade comentam o que acharam dessa discussão e da temática escolhida. Para Ester, é interessante discutir empreendedorismo na Escola, pois abre a mente para esse ramo da comunicação. “Empreender sempre foi uma opção pra mim e saber que não é impossível e que posso trabalhar com o que gosto tendo liberdade financeira é gratificante”, diz a aluna. Já Hellen destaca que conseguiu entender melhor sobre o processo de empreender na sua futura área de atuação, além de que este espaço da mesa-redonda permite que os alunos interajam entre si e agreguem seus conhecimentos.

Você pode conhecer mais sobre a disciplina Comunicação em Prática e futuros bate-papos no Instagram @comunicacaoempratica. Acesse também nossas matérias para saber sobre o que foi tratado nos encontros anteriores.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​