29/06/2020 às 12:00
Daniel Alvarez
Aplicada aos alunos do 7º termo de Jornalismo, a matéria de Documentário propõe aos alunos, como sugere o nome, que produzam materiais audiovisuais do gênero documental. Excepcionalmente neste semestre, a V Mostra de Documentários da Facopp será realizada de forma remota, por meio da ferramenta de estreia disponível no Youtube, no canal da TV Facopp, na terça-feira (30/06).
Assim como será a estreia, os documentários Elos e Happy Hour? também foram produzidos remotamente e, de diferentes perspectivas, os produtos audiovisuais trazem reflexos da pandemia de Covid-19 na sociedade. Responsável pela disciplina, Thaisa Bacco explica que em todas as etapas da produção sofreram adaptações, desde as gravações por meio de vídeo chamadas, até a edição final realizada com os funcionários do Laboratório de TV também à distância.
Apesar das adequações de produção remota, a docente afirma que todo o processo de produção de um documentário foi respeitado. “Os futuros jornalistas experimentaram na prática como a tecnologia pode ser uma aliada para contar boas histórias. Os dois grupos desenvolveram todas as tarefas previstas produzindo bom conteúdo documental”, defende Thaisa.
ELOS
A proposta do documentário Elos é tratar de relações interpessoais e de como elas foram afetadas pela pandemia e pelo isolamento social. O produto audiovisual também trabalha a mudança de visão das pessoas a respeito da tecnologia, que agora ao invés de isolar as pessoas, passa a aproximar, mesmo que à distância.
Helen Gallis, diretora do Elos, conta que o documentário passa por questões familiares, religiosas, trabalhistas e até mesmo de saúde mental. “Nesse período de pandemia, a internet está sendo a ferramenta que aproxima as pessoas. Então no documentário a gente fala justamente sobre os elos que a internet proporciona no momento de isolamento social.”
Sobre a experiência de dirigir um documentário, Helen diz que foi algo totalmente novo e conta que, assim como todo o grupo, foi surpreendida pela pandemia. A estudante conta já haviam decidido o tema, iam falar sobre futebol, mas com o início da quarentena tiveram que adaptar.
Com o trabalho já finalizado, Helen afirma que a sensação é de realização. “A gente superou as nossas próprias expectativas, nosso medo era que ficasse uma coisa maçante, mas nós conseguimos estruturar bem e ficou superbacana.”
HAPPY HOUR?
Sob a direção de Camila Araujo, o documentário nomeado Happy Hour? aborda como tema a realidade de produtores de cerveja artesanal no período de predominância da Covid-19. O problema levantado é o fato de que a cerveja é vista como símbolo de festividade e alegria, coisas pouco presentes em momento de isolamento social.
A discente descreve a experiência de dirigir o documentário de forma remota como desafiadora. “É muito insano, agora eu sinto como se tivesse parido um filho com a ajuda de uma equipe de sete pessoas. E também é bacana perceber que você tem capacidade de fazer algo tão grande como é um documentário”.
Por fim, Camila diz estar cheia de expectativas para a estreia, já que como diretora acompanhou toda a montagem do produto audiovisual. “Ver o trabalho se concretizar é bacana, mas na hora que ele está pronto para ser exposto parece que corre uma adrenalina e a expectativa é bem grande”, finaliza.
SERVIÇO
A estreia dos documentários está programada para terça-feira (30/06), com início às 19h30, no canal da TV Facopp. Um espaço de chat on-line será disponibilizado na plataforma, para que os espectadores possam interagir com os produtores. Não deixe de participar!