Dayani Barbosa compartilha experiências na comunicação eleitoral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

08/10/2020 às 12:30
Luana Souza, especial para o Portal Facopp

Dayani contou aos ouvintes as experiências que já passou na área política, uma delas cobrindo a visita do ex-presidente Lula na cidade de Maringá (Foto: Captura de Tela)

Quem abriu a terceira noite de apresentações da Digitalk – Semana de Comunicação 25 anos Facopp foi Dayani Barbosa, formada na segunda turma de Jornalismo da Unoeste, em 1999. A convidada apresentou nessa quarta-feira (07/10) suas experiências e conhecimentos sobre o fazer comunicação no período de eleições.

Com pai jornalista, Dayani revelou aos ouvintes que a paixão pela área política teve certa influência familiar, mas que ela sempre teve interesse e esteve muito envolvida com esse ramo. Logo ao se formar, a jornalista retornou para a cidade natal, Maringá, no estado do Paraná, onde cobriu logo de cara um escândalo político.

Sobre a atuação como assessora de imprensa da Prefeitura de Maringá, ela conta que presenciou grandes momentos. “Quando o ex-presidente Lula, no auge de sua carreira, foi à cidade, na época ele era presidente, eu fui a encarregada de recebê-lo no aeroporto e acompanhar toda a comitiva dele.”

Outro ponto levantado pela jornalista foi a cobertura das eleições feita pela mídia tradicional, que ela enxerga como um desafio, já que a imprensa precisa dar um espaço igual a todos os candidatos. Ela ainda comenta sobre o fenômeno das fake news e a importância de se checar as notícias. “Nesse novo tempo as informações confiáveis são ainda mais difíceis de apurar, mas é fundamental averiguar mais do que nunca o que vai levar ao leitor e não compartilhar qualquer informação que recebe.”

Questionada pela estudante do 6º termo de Jornalismo, Izabelly Fernandes, sobre como é ser mulher no jornalismo político, um ambiente tradicionalmente machista, Dayani respondeu que é necessária muita competência. “É conquistar com conhecimento, profissionalismo e personalidade. Como é um ambiente com muitos homens, a gente tem que se dar o respeito, mas a cada dia estamos conquistando mais espaço”.

Carlos Eduardo Migotto, discente do 4º termo de Jornalismo, comenta que gostou muito da forma em que Dayani abordou a temática da palestra, exibindo exemplos da própria carreira. “É necessário que o profissional da área política tenha engajamento e entenda sobre o assunto, porque é um tema bem complexo e ela teve bastante domínio por já ter uma determinada vivência na área”, afirma.

ELOGIOS AO EVENTO

Feliz em ter retornado, Barbosa conta que, mesmo de forma online, a receptividade dos ouvintes do evento foi sensacional. A ex-facoppiana parabeniza também a organização pela realização, pois acredita que os palestrantes estão agregando conteúdo aos participantes.

Por fim, ela revela que se sente honrada em manter contato com a faculdade mesmo depois de 20 anos. “Contar a minha experiência num ambiente que gosto e admiro foi uma experiência ótima. Pretendo visitar a Facopp presencialmente em breve para ver como tudo está.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​