Pode Cê discute em videocast as principais teorias do mundo publicitário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Ana Laura Rena, Rayane Pedroso e Sara Sant` Anna Silva
13/05/2022 às 10h45

Os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, ouvir enquanto caminha, limpando a casa, no ônibus, é sempre um passatempo divertido e pode agregar também com informação. A turma do 3º termo de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste entrou nessa e lançou no dia 2 de maio o primeiro episódio do videocast “Pode cê”, como fruto de um projeto integrador das disciplinas do semestre.

O contexto multimidiático está presente em toda e qualquer prática publicitária na contemporaneidade e, de acordo com a professora Thaísa Bacco, responsável pela disciplina de Prática em Produção Multimídia, o objetivo do projeto é aliar as habilidades de cada disciplina na execução de um produto. “O videocast é um tipo de comunicação que possibilita a combinação de texto, som, vídeo, fotografia e elementos gráficos que, numa experiência transmídia, percorre o ciberespaço, promovendo debates. O formato foi escolhido para refletir sobre os temas discutidos nas teorias trabalhadas ao longo do termo, que tem como unidade de aprendizagem a produção multimídia”, completa.

O nome, formato e identidade visual do videocast foram definidos em conjunto com todos os alunos a partir de brainstormings e das discussões da turma nas disciplinas de Teorias da Comunicação e Pensamento Filosófico, os grupos de trabalho puderam definir os temas a serem abordados. Os próprios alunos, divididos em três grupos, executam as funções pré-definidas, que são oito no total, para cada edição e produzem os três episódios que serão lançados, um a cada 15 dias.

A prática

A aluna da turma Katarina Vitória Correia foi uma das apresentadoras do primeiro episódio e explica que na função desenvolveu todo o roteiro do podcast, planos de filmagem, como iniciar, desenvolver e finalizar. Para ela, não foi tão difícil quanto parecia, pois teve muito apoio do grupo e ficou satisfeita com a colaboração de todos.

Katarina conta que, para a gravação, tiveram que estudar bastante sobre o tema, afinal, é importante ter propriedade do que está falando para que não transmita informações erradas.

Começar tudo do zero, conciliar as gravações e entregas no prazo com as atividades particulares de cada aula, lidar com diferentes opiniões, foram alguns dos desafios destacados pela aluna durante o processo, mas no fim deu tudo certo e, de acordo com ela, agregou muito para a evolução do aprendizado. “Só a teoria não nos prepara para o mercado de trabalho, mas com a prática sim”, afirma a aluna.

Para a Karen Milena Tenório, também aluna da turma, o videocast permitiu colocar em prática tarefas que não era tão familiarizada, como posicionamento e manuseio de câmeras, analisar e adequar os ângulos e planos de filmagem, montagem do cenário, iluminação. “Me sinto preparada o suficiente para realizar outros projetos com a função que desenvolvi”.

A Karen ficou responsável pela função de diretora de fotografia e edição de vídeo, algo que já gostava muito e não descarta a possibilidade de seguir com isso futuramente. “É algo que está em alta ultimamente e tem crescido bastante. Pretendo fazer meu próprio videocast em breve”, declara.

Episódio 1

O primeiro episódio da turma aborda a relação da Teoria Crítica com os filmes de super-heróis: “Por que temos fascínio por super-heóis?” A convidada para o bate-papo foi a jornalista Thaís Agante que possui um canal no YouTube sobre cinema e senso crítico.

Você pode conferir o episódio no canal do YouTube: TV Escola Unoeste e acompanhá-los no Instagram pelo @podecevideocast, para ficar por dentro dos bastidores e próximos temas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​