04/09/2018 às 17:42 – Atualizado em: 06/09/2018 às 12:07
Larissa Biassoti
Agência Facopp
Aos futuros publicitários que têm interesse em aprimorar as técnicas da graduação nas áreas de atendimento e operação, o Laboratório de Pesquisa da Unoeste está com 28 vagas abertas.
As inscrições vão até o dia 10/09. Para participar, o aluno precisa ter disponibilidade de 4h para se dedicar aos projetos, gostar de trabalhar com números e desenvolver o uso o Excel.
Vale ressaltar que o discente deve ser graduando do curso dePublicidade e Propaganda e estar no 4° semestre letivo em diante. O estágio não possui remuneração, mas as horas trabalhadas podem ser revertidas nas horas de atividades práticas obrigatórias.
Os estudantes vão desenvolver pesquisas destinadas à faculdade, empresas de Presidente Prudente e região, startups, bem como as que são de interesse geral da comunidade até o final de 2018.
Fábio Rabello, professor e responsável pelo Laboratório de Pesquisa, acredita que os alunos que passam por essa experiência conseguem desenvolver o pensamento estratégico de forma mais ampla.
“A essência do Marketing e da Publicidade é o comportamento do consumidor, se você desenvolve uma pesquisa, entende o seu cliente, o seu produto, para depois ajudá-los a atingir o público. Isso faz com que a marca tenha um diferencial e sobreviva no mercado”, afirma o professor.
Além de ter esse know-how, de acordo com Fábio, os discentes conseguem conectar todo o conhecimento adquirido por meio das teorias, aplicar nas pesquisas e gerar uma atuação no mercado de trabalho mais profissional.
Ele explica que as áreas que vão ser trabalhadas são de atendimento, que tem como objetivo gerenciar o cliente, e a de operação, parte responsável pela execução dos projetos.
BAGAGEM
“A Pesquisa é de extrema importância para a descoberta das preferências, desejos, das pessoas, do que elas consideram pontos fortes, fracos, sendo assim é uma ferramenta importantíssima na tomada de decisões”, afirma Junior França, do 6º termo de Publicidade, que já passou pela experiência desse estágio.
Para o aluno, aprender montar, aplicar e apurar os dados dos projetos foram pontos a serem considerados e as formas como as mesmas podem ser conduzidas conforme as modalidades.
“Foi fundamental, abriu bastante a minha cabeça para entender como o público funciona, com eu tenho que trabalhar com ele, como tenho que gerar motivação. Um exemplo eu fiz o vídeo de dia das mães da Atlética e eu usei um roteiro de focus group e foi graças a esse laboratório”, conta Noel Martins, também do 6º termo do curso, sobre a sua participação no estágio.
Noel ficou um ano no Laboratório de Pesquisa e nesse tempo, segundo ele, fez com que se integrasse mais na Facopp, descobriu como as coisas funcionam, além de aprender mais sobre as disciplinas da graduação.