Alunos do 8º termo de Publicidade encerram o período acadêmico com êxito no EXPP 2022

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Rayane Pedroso

Foto: Laboratório de fotografia Escola de Comunicação

As bancas finais dos alunos de Publicidade e Propaganda na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste é um pouco diferente do tradicional. O EXPP (Exposição de Projetos Publicidade e Propaganda) acontece desde 2017 com o intuito de mostrar os resultados dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para o público. Este ano, ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de novembro, contando com 16 trabalhos.

A professora e organizadora do evento Mariangela Fazano explica que o EXPP não reprova. Na verdade, a aprovação ou não, acontece nas bancas fechadas de qualificação. O evento tem como objetivo expor e aproximar as ideias produzidas pelos alunos do mercado de trabalho, considerando que as bancas são compostas não só por professores do curso, como também convidados externos, profissionais da área. Cada apresentação dura em média de 15 a 20 minutos e a banca tem 10 minutos para apreciação, assim como o público presente. Acompanhando de perto cada projeto, Mariangela garante que os estudantes já finalizaram com êxito seu período acadêmico e estão prontos para o mercado.

Nervosismo e felicidade

“Ao mesmo tempo que eu sinto um alívio, bate um desespero porque eu vou estar formada e meio que uma ‘completa adulta'”, explica a aluna Sarah Campos responsável pelo trabalho: “O desenvolvimento da fotografia de moda e a sua relação com a publicidade”.

Ela conta que, vendo agora da reta final, consegue perceber o quanto evoluiu mental e profissionalmente ao longo dos quatro anos de faculdade. Os planos daqui para frente são se casar e começar o próprio negócio de gerenciamento de mídias sociais. “A primeira opção é a mais provável de acontecer primeiro”, brinca.

Já Maurício Saraiva optou por unir seu encanto pela matéria Semiótica e o fascínio pelos Arquétipos na Comunicação com seu assunto preferido: Jesus Cristo. “O objetivo do meu trabalho foi observar a vida de Jesus sob uma perspectiva arquetípica, para entender sobre o impacto da comunicação Dele e para também glorificar o seu nome”, explica.

Quase um publicitário, ele reconhece também o apoio da família e fala sobre a satisfação em chegar até aqui. “Desde o começo do curso eu experimentei uma mudança total de visão de mundo. Descobrir a Comunicação em tudo foi algo que me deixou bastante intrigado”.

Reconhecimento

Convidado pela primeira vez para compor uma das bancas do primeiro dia do evento, Bruno Salgueiro fala sobre a importância desse espaço dedicado à publicidade onde é possível experimentar, investigar e diagnosticar. Algo que seria mais complexo de acontecer na ‘vida real’ e no âmbito de trabalho.

“Ter o EXPP na reta final acadêmica é essencial para o futuro profissional. É onde eles podem ter um contato maior com a realidade do mercado e, consequentemente, estarem mais preparados para os futuros desafios da profissão”, analisa o Diretor de criação na Raro Branding & Design Designer e Ilustrador da Casa Salgueiro Atelier, Bruno Salgueiro.

O formato do evento também chamou atenção do publicitário, pois acaba trazendo a realidade profissional para dentro das teorias, sendo enriquecedor tanto para os convidados, quanto para os alunos. “Os trabalhos apresentados abordaram diferentes temas, cada um com sua relevância para a academia, mas também para o mercado de trabalho”, avalia.

Entre as apresentações, tiveram trabalhos que falaram sobre metaverso, posicionamento de marcas, arquétipos, música, fotografia publicitária, publicidade infantil, marketing sensorial, estratégias mercadológicas, entre outros. Dhiego Saraiva, professor da Escola de Comunicação, diz que não tem dúvidas sobre o ganho teórico e prático desde o momento em que o aluno escolhe o tema do seu trabalho. “São praticamente seis meses buscando conhecimento e refletindo sobre o tema escolhido para entrega de seu produto final e apresentação, seu amadurecimento é substancial e valoroso”.

Como docente, as expectativas com os futuros profissionais são altas, afinal, de acordo com Dhiego, a Escola de Comunicação prima por formar excelentes profissionais aptos para atuar no ramo. Lembra também, que pelo Brasil e pelo mundo, tem-se diversos exemplos de frutos da Escola e alguns dos alunos já atuam na área antes mesmo de concluírem o curso, sendo premiados em eventos de grande nome do mercado publicitário. “Então nossa expectativa é que tenhamos muitas surpresas e recompensas valorosas com o sucesso dessa turma que acaba de se graduar”.

Confira os títulos apresentados nos três dias de evento:

21/11/2022

A INFLUÊNCIA CULTURAL NA CRIAÇÃO DE CAMPANHAS DA MARCA CUPNOODLES NO JAPÃO E NO BRASIL – Bruna Minoru da Luz Moreira e Isabela Takenaka

PUBLICIDADE NO METAVERSO -Gabriel de Melin Matins e Wilian da Silva Pereira

ESTUDOS ARQUETÍPICOS DE JESUS CRISTO ACERCA DOS EVANGELHOS DA BÍBLIA SAGRADA – Maurício Britez Saraiva

A MÚSICA COMO PRODUTO NO CENÁRIO ATUAL DAS DISTRIBUIDORAS FONOGRÁFICAS – Igor Antonio Ferri Pereira

GASTRONOMIA E MARKETING: PROPOSTA DE AÇÃO DE MARKETING SENSORIAL PARA UMA MARCA GASTRONÔMICA DE PRESIDENTE PRUDENTE/SP -Eduarda Caetano De Almeida

22/11/2022

“PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL PARA A FEIRA DA REFORMA AGRÁRIA DE PRESIDENTEPRUDENTE” – Guilherme Withana Simões De Oliveira

A IMPORTÂNCIA DO GOOGLE PARA OS NEGÓCIOS – Fábio da Silva Lheti e Luiza Cardoso Pinto

O CABELO CRESPO E CACHEADO NA SOCIEDADE: VALORIZAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA – Natali Santos Palacio

ESTUDO DE CASO: ESTRATÉGIAS DA MARCA BALENCIAGA NAS MÍDIAS SOCIAIS – Guilherme Augusto dos Santos Grande e Matheus Oliveira Gomes

POSICIONAMENTO DE MARCA NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA: ESTUDO DE CASO PARMALAT – Larissa Macedo Gonçalves

23/11/2022

ESTUDO DE CASO: INTERNACIONALIZAÇÃO E O DISCURSO PUBLICITÁRIO DE MARCAS JAPONESAS NO BRASIL – Jessica Terumi Anzai

MARKETING MUSICAL E TIKTOK: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA CANTORA LUÍSA SONZA – Elena Marcela dos Santos Barbosa

AS NARRATIVAS DISNEY: UM ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS QUE FORAM NECESSÁRIAS PARA ATENDER A NOVA GERAÇÃO E SEU HÁBITO DE CONSUMO – Livia Garrio Pichioni e Vitor Hugo Trindade de Oliveira

O DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA DE MODA E A SUA RELAÇÃO COM A PUBLICIDADE – Sarah Campos Dias e Guilherme Yoshihiro Wada

PROPOSTA DE UM HANDBOOK DE BOAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS PARA INFLUENCIADORES DIGITAIS – Igor José Da Silva Carvalho e Karoline Lourenço Domingos

A PUBLICIDADE ABUSIVA NO SEGMENTO INFANTIL – Dayane Silva Paes e Joana Cardozo Mirandola

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