Cotidiano interiorano é tema de exposição fotográfica do 1º termo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Dáblio Ricco Jordani e Letícia Serrano, especial para Escola de Comunicação
01/06/2023 às 15h

Foto: Maria Clara Catuchi

O Piso 1 do Bloco 3 da Unoeste recebe a exposição fotográfica “Meu Pequeno Grande Interior”, realizada pelos alunos do 1º termo dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais. Com o intuito de representar o cotidiano da região, a mostra apresenta fotografias de diversas cidades e mostra ao público a beleza e singularidade do interior paulista.

Tendo como motivo o desenvolvimento profissional dos alunos, a exposição fez com que eles colocassem em prática o que foi apresentado nas aulas durante todo o semestre, mesclando os conteúdos de fotografia e tratamento de imagem. A atividade mostrou também aos graduandos a forma em que todas as suas disciplinas estão interligadas, aprimorando suas técnicas em diversas áreas do conhecimento a fim de se tornar um profissional mais completo. 

Por meio de fotografias, o público é convidado a mergulhar no universo do Oeste Paulista, despertando memórias afetivas e curiosidades sobre as peculiaridades da vida no interior, indicando que mesmo com a modernização das cidades ainda existem lugares onde a pacacidade está presente, capturando momentos autênticos que muitas vezes passam despercebidos. Os alunos, através de suas lentes, buscaram a essência da vida interiorana: conexão entre as pessoas, cenários pitorescos e paisagens naturais.

Idealizadas e representadas pelos alunos, as fotos passaram pela aprovação da professora Fabiana Alves, responsável pelas aulas de Fotografia na grade dos cursos de Jornalismo e Publicidade, e posteriormente pela edição supervisionada pelo professor de Tratamento de Imagem, Dennis Pereira.

“Eu considero que provocar os alunos para que eles fotografem o cotidiano também é uma forma de descortinar o olhar deles para o dia a dia, para ver o que merece ser registrado’’, aponta a docente Fabiana. Segundo a professora, as fotografias podem capturar a beleza presente na simplicidade, representando culturas, espaços ou até mesmo formas de viver. “Esse trabalho tem dois aspectos positivos: a prática fotográfica em si, envolvendo a aplicação de técnicas e linguagem fotográfica, e a capacidade de direcionar a atenção das pessoas para o que está diante delas no cotidiano.”

 O professor Dennis Pereira destaca os benefícios do trabalho interdisciplinar no desenvolvimento dos alunos. Ele enfatiza que um projeto integrador é positivo, pois permite a transferência de técnicas de um professor e disciplina para outras correlatas. “Esse tipo de trabalho é extremamente benéfico, pois une disciplinas relacionadas para criar um projeto bem estruturado e, principalmente, promover a aprendizagem dos alunos”. 

beenhere

Aprecie!

As fotografias ficarão expostas até amanhã (02/06) no piso 1 do bloco B3, Campus II.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​