Estudantes de Jornalismo são recebidos na Intepp

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Homéro Ferreia e Rayane Pedroso, especial para Escola de Comunicação
17/02/2023 às 14h

Estudantes de Jornalismo com a gerente da Intepp, Fernanda Bagli – Homéro Ferreira

A Unoeste tem trabalhado a cultura empreendedora e a inovação tecnológica em seus campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. O que acontece através de eventos e de disciplinas nos cursos das diferentes áreas do conhecimento. No curso de Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, pela disciplina Gestão de Carreira, os estudantes do 7º Termo fizeram visita técnica à Intepp (Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente) na noite desta quarta-feira (15). Foram recepcionados pela gerente, professora Fernanda Bagli.

O encontro na sala de reuniões foi marcado por exposição de conteúdo sobre empreendedorismo e inovação, com vários questionamentos que provocaram a reflexão e participação dialógica dos visitantes. Em síntese, ficou o entendimento de que o empreendedorismo é um conceito em permanente transformação de vidas, de empresas, de cidades, do país e do mundo amplamente conectado e diante da natureza mutável do trabalho por conta das novas tecnologias. “Recebê-los foi um grande prazer e uma oportunidade de apresentar a estrutura física da Intepp e também apresentar as possibilidade de transformação de ideias em negócios. Por vezes, surgem dúvidas de como ingressar no empreendedorismo e essas ações, como a visita, possibilita o esclarecimento sobre o que deve ser feito para dar início a um negócio”, explica Fernanda.

Na reta final do curso e com a grande maioria fazendo estágios em veículos de mídia, agências de conteúdo e na gestão de perfis de redes sociais, os estudantes tiveram conhecimento de como é o processo de incubação na Intepp, a começar pela disponibilização de oportunidades por meio do edital de ingresso constante. O projeto do interessado é avaliado quanto à sua estruturação e viabilidade do negócio e, ao ser aprovado, entra para incubação com apoio, suporte e uso da estrutura da Incubadora.

Um dos alunos da turma presente na visita, Vinícius Antunes, ainda não conhecia a Intepp e conta que gostou muito de saber que na universidade tem um espaço para explorar a criatividade empreendedora. “O principal aprendizado é o de arriscar. Colocar em prática ideias que surgem e podem gerar ótimos negócios. Empreendedorismo não existe sem o risco, é preciso ter coragem e determinação”, destaca.

Antunes já tinha o desejo de ter o próprio negócio e, agora na faculdade, o foco claramente é a comunicação. “O mercado sempre cresce nessa área, é interessante pensar no assunto”, aponta. Depois do bate-papo na incubadora, esta vontade aumentou. “Mostrou que é possível e que existe um apoio bem próximo à sala de aula, local onde várias dessas ideias surgem e amadurecem”, avalia.

Fernanda acredita que a visita possibilitou diversas reflexões sobre o mercado de trabalho, impacto da tecnologia e também sobre as possibilidades de empreender que serão importantes na vida e carreiras dos alunos. “Atualmente empreender envolve transformação. Muitos associam o ato de empreender a abertura de empresas, porém queremos dentro da universidade fomentar o empreendedorismo também por meio de aprimoramento de habilitadas e competências, para que o aluno estava apto a transformar sua carreira”, completa.

beenhere

Saiba mais

Acesse o site da INTEPP para saber mais sobre o projeto e conheça a estrutura e as possibilidades que eles oferecem.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​