Jornal na escola e fake news são temas de palestra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Especial para Escola de Comunicação
18/04/2023 às 16h

Palestra abordou as etapas de produção da notícia e alertou sobre fake news – Foto: Divulgação

O combate à desinformação e as etapas de produção de um jornal impresso foram temas abordados pela professora da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Giselle Tomé, em palestra realizada na última sexta-feira (14/04), pela manhã, na Escola Estadual Maria Luiza Formozinho Ribeiro, em Presidente Prudente. A professora ressaltou a importância da imprensa e a responsabilidade social que o profissional de comunicação tem ao produzir notícias. A palestra contribuiu com a disciplina eletiva da terceira série do ensino médio que chama Fato ou Fake, que tem como desenvolvimento da competência do pensamento crítico, científico e criativo. 

A professora da escola, Glaucia Aparecida Rosa Cintra, explica que o objetivo é formar jovens para serem protagonistas da sociedade e, principalmente,que saibam pesquisar sobre a veracidade das informações recebidas. “A importância da disciplina é que os jovens conheçam a produção da notícia e evitem a propagação de fake news”, reforça. Faz parte da disciplina a produção de um jornal.

O aluno João Pedro Portel, 17 anos, diz ter gostado da palestra. Ele conta que já estuda sobre fake news e acha oportuno falar sobre o assunto para impactar mais pessoas para elas saberem que não podem sair compartilhando tudo que recebem. 

Giselle diz ser extremamente necessário, nos dias de hoje, abordar sobre a produção da notícia e principalmente refletir sobre a desinformação. “Com as redes sociais, fake news são propagadas com muita velocidade e ganham projeções desastrosas. É preciso chamar a atenção para isso e especialmente mostrar a responsabilidade de cada um para não divulgar falsas informações”, alerta. 

O coordenador da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Tchiago Inague Rodrigues, enfatiza que a instituição de ensino está à disposição para desenvolver parcerias como essa, no intuito de contribuir com a formação crítica dos estudantes.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​