Melhores amigos do homem ou muito mais que isso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Karina Ferreira, Livia Alves e Milena Santos, especial para a Escola de Comunicação

A mãe de Igor pegou gosto pelos felinos após contar com a ajuda deles na recuperação do AVC (Foto: Cedida/Igor Fray)

O contexto do relacionamento entre animais domésticos e homens se inicia na pré-história, na qual o ser humano utilizava os animais para atender a algumas de suas necessidades, como a de alimentação e transporte. Com o tempo, algumas outras necessidades aumentaram na sociedade, é aí que os pets ganham ainda mais valor ao serem, muitas vezes, aqueles que irão suprir a falta de companhia, por exemplo. Afinal, quem não ama a companhia de um bichinho, não é mesmo? 

Podemos não imaginar, mas cachorros, gatos, aves e ratos já fizeram parte da história do professor da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, Marcelo José da Mota. A causa animal esteve presente em sua vida desde quando era criança, ele conta que seus pais recolhiam e cuidavam de cachorros de rua e depois davam para adoção.

O exemplo dos pais acompanha o professor até hoje. Ele ainda é bastante ativo nas causas animais e tem 13 pets em sua casa, sendo dois cachorros e onze gatos. “Eu moro num lugar onde abandonam muitos animais, então eu doo bastante mesmo, já cheguei a achar caixinhas com 6 animais”, relata.

Conheça os bichinhos do professor:

Hoje, Marcelo mora sozinho (humanamente falando, rs 🐶🐱) e os seus bichinhos são a sua fiel companhia, são como a sua família. “Não abandono, jamais abandonaria. Eles dormem todos comigo, não tem essa de ficar pra fora de casa, ficam dentro. A casa é deles“, afirma.

E não fica por aí não, nosso querido professor tem grandes sonhos! “Meu sonho é ter um cavalo, adoro cavalo. Sempre tive cachorro grande, meus pais também sempre tiveram cachorros grandes”, conta. Quem aí também ficou com vontade de ter um equino? 🐴

PARTE DA FAMÍLIA 

Os nossos familiares estão sempre dispostos a nos ajudar quando enfrentamos alguma dificuldade. Tratando-se dos pets como membros da família, é claro que eles também auxiliam de alguma forma nos momentos difíceis.

Para o estudante do 5º termo de Publicidade e Propaganda, Igor Fray, um dos pets da sua família foi extremamente importante para a recuperação da sua mãe após ela sofrer um AVC. O gatinho Yuki – ou Amarelinho, como ela o chamava, por não se lembrar o nome após o AVC -, fez bastante companhia para ela e hoje ainda é uma grande companhia. “Cuidar dele foi um estímulo para ela voltar aos movimentos e quando ela fica sozinha, a maior parte do tempo em casa, ela tem uma ocupação: dar ração, cuidar”, pontua Igor.

PERCEPÇÕES DOS PETS

Apesar de possuírem linguagens distintas, não é algo tão complicado para o homem identificar o que seu animal de estimação está pedindo ao produzir algum som ou mudar o comportamento. Mas e quando a situação é ao contrário?

O estudante do 5º termo de Jornalismo, Murilo Oichi, conta que sua gata consegue perceber não só as suas emoções, como as de toda a sua família. “Toda vez que minha mãe chegava estressada ou cansada do serviço, ela ia até a cama da minha mãe toda ouriçada, miava brava mesmo. Ela sentia que tinha uma coisa errada”, afirma. Alguma dúvida de que ela é uma gatinha esperta? 😼👀

O professor Marcelo da Mota afirma que, quando está triste, os seus felinos também ficam por perto e o consolam. “Eu chego da faculdade, se eu tô tenso, vem um no colo e o outro fica do lado esperando pra vir também”, conta.

A gatinha está com a família desde 2015, mas nunca teve um nome definido (Foto: Cedida/Murilo Oichi)

BENEFÍCIOS GERAIS 

Com tantos relatos e boas histórias, não restam dúvidas de que a presença dos animais trazem diversos benefícios, por isso, listamos alguns para você:

SAIBA MAIS 
No segundo semestre de 2021, o então 2º termo de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) criou o site WikiPet, que trata de diversas questões sobre as causas animais.

Você pode conhecer o site, clicando em SITE WIKIPET

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​