Polícia Ambiental promove evento para conscientização e conta com a parceria da Unoeste

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Rayane Pedroso
13/06/2023 às 16h

As atividades aconteceram na parte da manhã na sede da Polícia Militar – Foto: Rayane Pedroso

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o intuito de incentivar atividades educativas, artísticas e de conscientização sobre a preservação ambiental, consumo consciente de energia e água, posse responsável de animais domésticos, além de oferecer entretenimento e lazer para a comunidade, a Polícia Ambiental de Presidente Prudente promoveu na última segunda-feira um evento com a participação de três escolas públicas da região, e contou com parcerias como da Energisa, Sabesp e Unoeste.

A Escola de Comunicação e Estratégias Digitais também é parceira do projeto. Alunos do curso de Jornalismo estiveram presente no evento para fazer a cobertura do encontro e estarão documentando as etapas do início do pomar urbano de Presidente Prudente. A identidade visual do projeto será executada por uma estudante de Publicidade e Propaganda.

“ODS em Ação: Juntos pelo Meio Ambiente”.

Os estudantes foram recebidos pelo Capitão, Júlio Cacciari, e outros representantes da polícia. Ele destaca a importância e a satisfação de realizar atividades como essa.

Espetacular. Uma integração de diversas entidades, prefeituras, trazendo música conhecimento e interação das crianças com o meio ambiente. Isso é fundamental para preservação e mudança de comportamento”, afirma o Capitão.

A ação teve início às 8h30 com a apresentação musical do Projeto Guri do município de Sandovalina, que preparou um repertório voltado para o meio ambiente, com o objetivo de incentivar a participação cultural dos jovens.

Foram prestadas homenagens aos parceiros e representantes das empresas e instituições envolvidas e após o café da manhã oferecido, as crianças puderam participar de diversas atividades como:

  • Passeio de barco;
  • Estandes interativos sobre o consumo consciente de energia e água;
  • Pintura de quadros com tinta;
  • Artesanato com tampinhas de garrafa;
  • Exposição de animais taxidermizados e;
  • Distribuição de mudas.

Além disso, houve a soltura de peixes da espécie alevinos fornecidos pelo setor de piscicultura da Unoeste e a pintura de casinhas feitas com madeira apreendida que serão doadas para abrigos de animais. As atividades foram acompanhadas por professores e alunos dos cursos envolvidos da universidade e representantes da Sabesp e Energisa.

O professor de artes da Unoeste Josué Pantaleão comenta que ficou impressionado com o planejamento, resultado do evento e com o envolvimento das crianças. “Foi muito gratificante. Quando envolve crianças, costumo falar que é uma sementinha, por elas pensamos em futuro melhor”.

Daniele Santos, coordenadora do curso de Pedagogia, também destaca o significado de celebrar a data com as crianças. “São elas o futuro e que precisam ter esse olhar sensível e perceber que o meio ambiente precisa da nossa colaboração, que todo o nosso desenvolvimento social, pessoal, perpassa pelo meio ambiente. Então fazê-las pensar através da arte, da cultura, da pedagogia, é muito importante”, conclui.

Aprendizado

Foram ao todo 150 estudantes vindos da Escola Municipal Gentila Damasceno do Município de Taciba, do Programa “Esse é o meu lugar”, resultado do convenio com a Unoeste, Escola Municipal de Presidente Prudente Domingos Ferreira de Medeiros e as crianças e jovens do Projeto Guri.

Cássia de Souza é coordenadora do projeto Cidade Escola da escola Domingos Medeiros e acompanhou os alunos durante as atividades. Ela conta que as crianças gostaram muito de participar, se divertiram e compartilharam os aprendizados que tiveram durante a manhã, que por sinal, considera de extrema importância, pois, aprendendo agora, poderão transmitir o certo quando forem adultos.

A gente aprendeu a cuidar do meio ambiente, não jogar lixo e sempre protejer os animais. Gostei muito.

-Davi

Acordei bem cedo, estava ansioso para vir. Estou achando muito legal, é novo para mim, nunca tinha vindo aqui.

-Brian

Eu comi, brinquei e fiz atividades, foi bem divertido. Aprendi que se acontecer alguma coisa com o meio ambiente temos que avisar a polícia.

-Bianca

Novidade

A ocasião também foi pensada para anunciar o novo projeto idealizado pela Polícia Ambiental, um pomar urbano que pretende oferecer a comunidade um espaço frutífero, de lazer e outras atividades. “Estamos ainda cainhando com esse projeto. É algo que vai transformar vidas, levar conhecimento a população, saúde, qualidade de vida. Envolve toda comunidade, toda a sociedade e o poder público também”, explica Cacciari.

O capitão reforça também, que as parcerias presentes no ODS em Ação, são as que estarão ativas também na realização do projeto. “Só é possível realizar uma atividade dessa com integração, é importante que ela continue, se fortaleça cada dia mais e traga novos integrantes para que possamos ampliá-la e fazer dar certo”, conclui Júlio.

A Unoeste estará envolvida no pomar com os seguintes cursos:

  • Arquitetura e Urbanismo
  • Pedagogia
  • Mestrado e Doutorado em Educação
  • Agronomia
  • Zootecnia
  • Ciências Biológicas
  • Medicina Veterinária
  • Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
  • Jornalismo e Publicidade da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais

Membros da Polícia Militar, parceiros e representantes – Foto: Isabela Gomes
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​