Pré-projetos de Jornalismo passam por banca de avaliação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

29/11/2018 às 06:23 – Atualizado em: 01/12/2018 às 11:46 
Larissa Biassoti

Jhenifer Rodrigues

Evandro Marques, Luana Mariano e Rodrigo Moraes propõem gerar novos conteúdos para o site da Diocese de Presidente Prudente

Novembro foi um mês de sentir diversas emoções para os alunos do 6º termo de Jornalismo, que entre risos e lágrimas apresentaram os pré-projetos de TCC para os professores da Facopp que fizeram parte a banca nos dias 13 e 14 deste mês.

No período da noite foram realizados sete trabalhos, já a turma matutina elaborou cinco. Segundo a professora Maria Luisa Hoffmann, supervisora de TCC, os estudantes, além das dificuldades pontuais de cada projeto, passaram por um processo até entenderem a funcionalidade da pesquisa.
“De modo geral eles compreendem bem, mas o mais difícil é mostrar que não é em vão, tem o ‘para que serve’, porque é por meio da pesquisa que se faz a ciência, os alunos serão capazes de repensar as suas atividades após os estudos”, comenta Hoffmann.

Ter o entendimento das partes do pré-projeto, ainda de acordo com a professora, é fundamental para saber o que compõe o Trabalho de Conclusão de Curso, bem como é necessário ter organização, cumprir os cronogramas feitos pelos orientadores para que as produções sejam bem desenvolvidas.
 

PRÓXIMO PASSO   

As primeiras estudantes no 6º termo noturno que passaram pela avaliação dos docentes foram Bianca Santos, Caroline Luz, Janaína Costa, Sandra Prata, com o trabalho Livro-reportagem: a história do médico e pecuarista Gabriel Costa Neto e suas contribuições para a cidade de Presidente Prudente. A banca era composta por Fabiana Alves, Homéro Ferreira, Maria Luisa Hoffmann e Thaisa Bacco.

Janaína Costa comenta que os apontamentos feitos pelos professores foram os que o grupo sentiu dificuldade para fazer. “O problema de pesquisa, a justificativa acadêmica e o objetivo geral não foi fácil, mas um alívio ouvir que fomos aprovadas e que o nosso trabalho é muito bom de ler”. O trabalho será orientado pela professora Fabiana.

A banca dos docentes manteve-se a mesma na segunda apresentação do pré-projeto Produção de Jornalismo empresarial para instituição de Presidente Prudenteformado pelos alunos Giovanna Baumann, Jean Ramos e Jéssica Garcia.

O papel da entrevista como técnica de registro em um videodocumentário: a importância social do projeto voluntário “doutores do sorriso e a arte das palavras” foi o assunto abordado logo em seguida por André Silva, Beatriz Santos, Daniel Oliveira, Maria Eduarda Kato, Michelle Santos e Priscila Veneno. Na banca ainda estavam os professores Fabiana Alves, Homéro Ferreira, Maria Luisa Hoffmann e Thaisa Bacco, que orientará o estudo.

As alunas Brenda Mariana Oliveira, Larissa Oliveira, Isabelle Voltareli, Reyeni Emerich e Taylane Fernandes apresentaram O podcast como mídia da imprensa feminina, primeiro trabalho realizado na Facopp desse gênero que teve a análise da banca formada por Fabiana Alves, Maria Luisa Hoffmann, Roberto Mancuzo e Thaisa Bacco. O professor Mancuzo será o orientador da equipe.

Na sequência chegou a vez dos professores Carolina Mancuzo, Giselle Tomé, Maria Luisa Hoffmann e Roberto Mancuzo avaliarem os alunos Jaqueline Piva, João Victor Lima, Mariane Pracânica, Melyssa Silva e Wellington Jose Camuci que apresentaram Jornalismo colaborativo: o cidadão comum como colaborador de conteúdo multimídia em uma faculdade de Comunicação. A pesquisa será orientada pela professora Carol.

O pré-projeto Grande reportagem multimídia: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, mais de 50 anos de solidariedade teve como banca examinadora Carolina Mancuzo, Giselle Tomé, Maria Luisa Hoffmann e Roberto Mancuzo e apresentação feita pelos estudantes Karolayne Lima, Mariana Santos, Renãn Neves e Valdemar Junior.

O último trabalho apresentado foi Sinal verde para a arte: registro jornalístico em texto e foto dos artistas de rua em Presidente Prudente, realizado pelos discentes Alessandro Nascimento, Lucas Cardoso, Vanessa Teixeira e Yuri Aquino. Os professores da banca continuavam sendo Carolina Mancuzo, Giselle Tomé, Maria Luisa Hoffmann e Roberto Mancuzo.
 

EXPECTATIVA

No período da manhã quem abriu as apresentações foi Adriano Batista, Cleide Regina Custódio, Julhia Marqueti e Thais Vizari com o pré-projeto Prudentão: Da ascensão ao quase esquecimentoQuem fez parte da banca foram os professores Fabiana Alves, Maria Luisa Hoffmann, Thaisa Bacco e Homéro Ferreira, que orientará a pesquisa.

O segundo pré-projeto, que foi avaliado por Fabiana Alves, Homéro Ferreira, Maria Luisa Hoffmann e Thaisa Bacco, teve como proposta o Jornalismo empresarial: Implantação de um site corporativo em uma empresa do segundo setor, feito pelos discentes Marcelo Augusto e Ricardo Zuniga.

Reflexos do cárcere: fotodocumentação de egressos do sistema penitenciário sob a perspectiva do Jornalismo humanizado foi o tema do trabalho de Heitor Pedroso, Helena Pellim e Virgínia Faustino. A banca era composta por Fabiana Alves, Homéro Ferreira, Maria Luisa Hoffmann e Roberto Mancuzo. A professora Maria Luisa orientará o estudo

“O TCC vai ser importante para o desenvolvimento técnico do grupo, porque mesmo a gente tenha estudado a introdução à fotografia e o fotojornalismo, não deu para aprofundarmos e trabalho vai aperfeiçoar muito mais”, explica Helena Pellim ainda espera que a sua relação com as fontes seja uma de experiência e aprendizado.

As bancas de avaliação finais ficaram por conta de Maria Luisa Hoffmann, Giselle Tomé, Carolina Mancuzo e Roberto Mancuzo. Os alunos Evandro Marques, Luana Mariano e Rodrigo Moraes apresentaram Produção de conteúdo jornalístico organizacional para o site da Diocese de Presidente Prudente, que será conduzido pelo professor Mancuzo, com co-orientação da professora Thaisa.
 
Luana Mariano fala que o objetivo da equipe é conseguir levar ao público informações sobre o que ocorre na Diocese. “São diversas cidades do Oeste Paulista que não sabem dos eventos, do calendário da igreja, nós queremos facilitar o caminho da informação pelo site e atingir os fiéis e depois as pessoas que não estão tão próximas da religião.”  Quem fechou as apresentações foram os discentes Juliane Rígolo, Larissa Biassoti, Lucas Diamante com o pré-projeto Usabilidade e multimidialidade: reformulação da revista digital Prisma. Maria Luisa Hoffmann, Giselle Tomé, Carolina Mancuzo e Roberto Mancuzo foram os professores da última avaliação. A pesquisa será orintada pela professora Fabiana.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​