Premiação fotográfica conta com grandes novidades

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

10/11/2018 às 02:46 – Atualizado em: 10/11/2018 às 22:31 
Daniel Alvarez e João Lucas Martins

Marlene Reverte

Na noite desta sexta-feira (09/11) ocorreu a 2ª edição do Prêmio Facopp de Fotografia, neste ano o tema abordado pelo concurso foi a Mobilidade Urbana e o local escolhido para sediar a premiação foi o Teatro César Cava, no Campus I da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

Para abrir a noite, Maycon Morano, responsável pela cerimônia, chamou ao palco seis alunos da Escola de Dança Beth Libório, os bailarinos apresentaram ao público uma dança no estilo sapateado. “É uma apresentação para um evento de nível nacional e o grupo se sente privilegiado por ter sido escolhido para isso”, destaca a professora responsável pelo grupo Gabriela Gimenez sobre a importância da participação no evento.

Após a apresentação foram chamadas ao palco as coordenadoras da Facopp Carolina Mancuzo e Larissa Trindade, em discurso, ambas comemoraram o fato do prêmio deixar de ser local e passar a ser nacional. Carol enfatizou que o prêmio mostra a presença da comunicação na vida de todos a todo momento. Larissa contou uma novidade, revelando que no ano de 2019 a Facopp contará com novas estruturas curriculares para atender a nova geração digital.

Quem recebeu a homenagem nesta edição do concurso foi a professora e fotógrafa Simonetta Persichetti, que subiu ao palco para receber uma placa e um presente. Ao discursar, ela parabenizou a Facopp pela realização da premiação e ressaltou a importância da fotografia durante seu discurso. “A fotografia nasceu para contar histórias que deveriam ser contadas, apresentar mundos desconhecidos e registrar momentos para que eles se tornem documentos da história.”

DIFERENCIAL 

Uma das grandes novidades foi o fato de que o prêmio tornou-se de porte nacional e recebeu fotos de diversas regiões do país. Além disso, os participantes foram divididos em duas categorias, sendo uma para fotógrafos profissionais e uma para amadores.

O professor Everton Tomiazzi, um dos organizadores da premiação, explica que tanto a ampliação quanto a divisão de categorias serve de estímulo para que mais pessoas participem. “Essas duas novas vertentes do concurso abrem um espaço para que novas pessoas que gostam de fotografar mas não são profissionais também possam participar.”

No total foram 59 inscritos e 188 fotografias submetidas, dessas os jurados tiveram o árduo trabalho de escolher as treze melhores para compor o calendário e a exposição itinerária. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados. Para anunciar os grandes vencedores em ambas as categorias foram exibidos vídeos dos jurados explicando o porquê da escolha das imagens para ocupar as primeiras posições.

Na categoria Amadores quem ocupou o primeiro lugar e levou para casa uma câmera Semi-Profissional da Sony foi Flávio Benedito Conceição com sua foto Londrina. O segundo e o terceiro lugar foram ocupados, respectivamente, por Lilian Freire Noronha e Henrique Hokamura, ambos premiados com brindes.

Já na categoria Profissionais, quem levou a melhor fotografia foi Alexsandro Silvestre Gonzaga que com sua imagem O Motociclista ganhou um iPhone 7 Plus, seguido de Bruno Fernandes, que recebeu um iPad, e Marcel Freitas Sachetti que levou para casa um Samsung J7.

A estudante do 2º termo de Jornalismo, Victória Pereira Domingos, elogia a premiação, a escolha do tema e dos vencedores. “Foi uma escolha muito pertinente, pois esse tipo registro é necessário à medida em que as cidades vão crescendo e a mobilidade urbana vai se expandindo e alterando”. Victória conclui afirmando que sua fotografia favorita foi justamente a vencedora “O Motociclista”.


FOTOGRAFAR É RELEMBRAR 

Na entrada do evento estavam expostas as 30 fotografiaas primeiras colocadas da edição passada. Os convidados, ao chegarem no local, puderam apreciar as fotos que foram tiradas a partir do tema 100 anos de Presidente Prudente.

O professor e organizador do evento Everton Tomiazzi explica que a intenção da exposição foi de solidificar ainda mais o Prêmio que já foi exposto em vários locais da cidade durante o primeiro semestre de 2018.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Escola de Comunicação e Estratégias digitais | © 2021 Todos os direitos reservados.​